Nova Iguaçu capacita servidores no atendimento à portadores de deficiência visual

Cerca de 50 servidores do setor de Atendimento ao Contribuinte da Secretaria de Economia e Finanças participaram, nesta sexta-feira (04), da Oficina de Sensibilização, promovida pela Prefeitura em parceria com o Instituto Benjamim Constant (IBC), no auditório do PREVINI.

A capacitação foi ministrada pela professora de Orientação e Mobilidade e coordenadora do Núcleo de Capacitação e Empregabilidade do IBC, Vanessa Rocha Zardini Nakajima, e tem objetivo de qualificar profissionais para atender de forma especializada e humanizada portadores de deficiência visual que procuram o serviço público. 

Neste primeiro momento foram abordados temas como ‘Classificação da Deficiência Visual’, ‘Principais Causas da Deficiência Visual no Brasil’ e o ‘Mercado de Trabalho para o Deficiente Visual’, além da orientação aos servidores por meio de uma simulação do dia a dia da pessoa com deficiência visual . “O objetivo é disseminar o conhecimento sobre o que é a deficiência visual e assim auxiliar no tratamento correto do portador”, explica Vanessa. “A oficina nos mostrou um pouco do que os portadores de deficiência visual passam diariamente. É um assunto tão importante de ser discutido, que deveria até ser incluído como disciplina escolar”, diz Cleide Lucena, funcionária da Central de Atendimento ao Contribuinte da Prefeitura, que participou da oficina e destacou a parte da vivência, simulação com vendas nos olhos, a mais interessante do curso.

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