Nova IGUAÇU fica com 50% do IPVA, mas NÃO CONSEGUE melhorar o TRÂNSITO cada dia mais caótico. SEMÁFOROS queimados e vias SEM FAIXA de pedestre. PERIGO aumenta com a VOLTA às AULAS
Hoje, dia 22 de janeiro, começa o pagamento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para os veículos com placa final zero. O IPVA um tributo estadual, mas a metade de sua arrecadação fica no município onde o carro é emplacado. Em 2014, Nova Iguaçu recebeu R$ 28.943.542,90 referente a esse tributo. Em 2015 o município deverá receber mais de R$ 30 milhões.
Apesar dos repasses da quota-parte do município, mais o valor arrecadado com as multas de infrações de trânsito, Nova Iguaçu não consegue investir em mobilidade urbana. Semáforos queimados, ausência de faixas de pedestres, sinalização precária e poucos agentes de trânsito, esta é a realidade enfrentada no dia a dia pelos iguaçuanos. Sobram engarrafamentos, estresse, colisões de veículos, atropelamentos e mais acidentados para UPAs e Hospital da Posse.
Há dois anos o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT) propôs a criação de uma comissão parlamentar para ajudar na elaboração de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana (clique aqui e veja), cumprindo etapa prevista na Lei Federal 12.587/12, mas sem lograr muito êxito. O prazo legal está para vencer em abril e a cidade ainda não elaborou seu plano, além de correr o risco de perder recursos federais para este setor. Lastimável!
Ferreirinha já enviou diversos ofícios ao secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (clique aqui e veja), ao prefeito e até uma audiência pública com técnicos e especialistas da COPPE/UFRJ foi realizada na Câmara (clique aqui e veja), mas até agora pouca coisa mudou. "É muito difícil debater este assunto na cidade, não obstante estejamos diante de um problema cotidiano grave, que afeta, incomoda e traz dificuldade para todos. Mas vamos continuar lutando. Temos que vencer as resistências", disse o vereador.
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