24 de Maio - Dia Nacional do Café!


Hummm... que cheirinho de café! Sinônimo de hospitalidade e cortesia, o café é um dos itens mais tradicionais da cultura gastronômica-afetiva brasileira. Para celebrar o Dia do Café, comemorado nesta sexta-feira (24/05), nada melhor do que degustá-lo neste dia frio e aconchegante, próprio para um cafezinho. 


O café durante muito tempo foi o principal produto agrícola do Brasil. Ainda hoje é um produto bastante representativo na produção agrícola. O Brasil é o maior exportador de café do mundo! O café é de origem Africana e foi trazido para o Brasil pelo Sargento-mor Francisco de Melo Palheta no início do século XVIII. Você nunca ouviu falar de café Palheta?


 Rapidamente o café espalhou-se pelas terras do Paraná, Minas gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Mas foi nas terras férteis de São Paulo (conhecido como 'terra roxa') que o café mostrou todo o seu potencial econômico. Já em meados do século XIX, o estado estava entre os primeiros produtores do país. Os "Barões do café", donos das grandes fazendas de café, além de deterem poderes econômicos, ocupavam cargos importantes na política brasileira. Pergunte a sua professora o que foi a política do "café com leite"?! 


Durante muito tempo o nosso cafezinho ficou esquecido. Mas de dez anos para cá, os produtores se uniram e revitalizaram a bebida. O que antes não tinha muita opção, hoje conta com muitas variedades como: forte, suave, orgânico, torrado, moído, solúvel e etc. Além disto, surgiu uma quantidade enorme de cafeterias, revitalizando o hábito de tomar um cafezinho! Viva o nosso café conhecido e apreciado mundialmente!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tire também a sua dúvida: Fluzão ou Flusão?

Nova Iguaçu: Decreto divulga a relação das 25 escolas em local de "difícil acesso". Professores terão adicional de 20% no salário

Colégio Estadual muda de nome em Nova Iguaçu: antigo Costa e Silva agora é Abdias Nascimento. Saiba um pouco dessa história.