Comissões Permanentes: Importante instrumento de trabalho dos vereadores na Câmara Municipal
Com já foi dito aqui, no dia 1º de janeiro de 2013, vinte e nove vereadores iguaçuanos tomam posse e depois se reúnem para decidir quem será o Presidente da Casa e os demais componentes da Mesa-Diretora. Neste dia também uma outra discussão estará em pauta: a composição das Comissões Permanentes.
Trata-se de um importante instrumento de trabalho parlamentar. De acordo com o artigo 63 do Regimento Interno, as "Comissões Permanentes têm por objetivo estudar os assuntos submetidos ao seu exame e sobre eles emitir parecer".
Atualmente a Câmara de Nova Iguaçu possui 20 comissões permanentes, que serão preenchidas por indicação dos líderes de bancada ou de blocos para um mandato de dois anos, observando-se sempre a representação proporcional partidária.
Cada comissão é formada por três membros efetivos, sendo um presidente e dois vice-presidentes, com exceção das comissões constantes dos números 1, 2 e 7, que contam com cinco membros cada uma, em função do volume de trabalho.
Veja quais são as Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Nova Iguaçu:
1. Comissão de Constituição, Justiça, Direitos Humanos e Cidadania;
2. Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Tomada de Contas;
3. Comissão de Obras e Urbanismo;
4. Comissão de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia;
5. Comissão de Transporte e Trânsito;
6. Comissão de Defesa do Consumidor;
7. Comissão de Educação e Cultura;
8. Comissão de Saúde;
9. Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude;
10. Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher;
11. Comissão de Servidores Públicos
12. Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência;
13. Comissão de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego;
14. Comissão de Combate a Desigualdade Racial;
15. Comissão de Promoção e Assistência Social;
16. Comissão de Habitação e Serviços Públicos;
17. Comissão de Ética e Decoro Parlamentar;
18. Comissão de Segurança Pública e Prevenção da Violência;
19. Comissão de Esporte, Turismo e Lazer;
20. Comissão para Assuntos Religiosos.
Pelo regimento, as comissões devem se reunir semanalmente, elaborando ata do resultado do seu trabalho. Estas reuniões são públicas.
Pelo regimento, as comissões devem se reunir semanalmente, elaborando ata do resultado do seu trabalho. Estas reuniões são públicas.
FERREIRINHA GOSTARIA DE SABER PORQUE EXISTE UM LINK NO SEU BLOG,JÁ QUE VOCÊ NÃO POSTA OS COMENTÁRIOS QUE A GENTE ENVIA A VOCÊ,NÃO HÁ UM DEBATE SOBRE O ASSUNTO AO MELHOR VOCÊ NEM PUBLICA O COMENTÁRIO,COMO VOCÊ E LIGADO A EDUCAÇÃO O QUE VOCÊ PODERIA ESTAR AJUDANDO SOBRE AS CONVOCAÇÕES DAS MERENDEIRAS JÁ QUE O CONTRATO ATUAL TERMINA AGORA EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012.SE EXISTE VAGAS PORQUE NÃO A CONVOCAÇÃO.GOSTARÍAMOS DE TRABALHAR!
ResponderExcluirTenho cobrado insistentemente a convocação. A Prefeitura alega falta de recursos para a chamada de todos. Aconselho a quem se sentir prejudicado para entrar com uma ação na justiça. A Comissão tem cobrado muito. Obrigado pelo comentário.
Excluir