Pular para o conteúdo principal

Eleições 2012: PT deve aposentar José Serra neste domingo

Vitória de Haddad, indicada por pesquisas, será o maior golpe no coração do PSDB


Rio - O ex-deputado, ex-prefeito, ex-senador, ex-governador, ex-ministro e duas vezes candidato a presidente da República José Serra pode receber hoje um não rotundo para o futuro político. Segundo o último Datafolha, o tucano de alta plumagem que venceu o primeiro turno com 30,75% dos votos, chegou ao fim do segundo a 16 pontos de distância do “poste” Fernando Haddad, estreante feito candidato pelo ex-presidente Lula: 58% a 42%.

 Deve ser a terceira grande derrota de Serra. As outras foram para presidente, com Lula em 2002 e Dilma Rousseff em 2010. Aos 70 anos, com rejeição que chega a 52%, Serra leva para a aposentadoria a esperança do tucanato de governar os 11,2 milhões de habitantes da cidade mais poderosa do país. E ainda torna automática a candidatura do senador mineiro Aécio Neves à Presidência em 2014.

Depois de receber 1,88 milhão de votos no primeiro turno, Serra viu o capital político desabar dia após dia. Muitos eleitores não o perdoam por ter abandonado a mesma prefeitura em 2006, com apenas um ano e meio no cargo, para concorrer a governador.

Voltam às urnas hoje 31 milhões de brasileiros para eleger os prefeitos de 50 cidades, entre as quais 17 capitais. São Paulo é a mais emblemática porque a vitória do ex-ministro Fernando Haddad confirma a força de Lula e sua capacidade de transferir votos.

Como Dilma Rousseff em 2010, Haddad começou cercado de desconfiança, principalmente entre os petistas, com índices pouco expressivos nas pesquisas de intenção de voto. “De poste em poste, vamos iluminar o país”, tem afirmado Lula, sem falsa modéstia. No primeiro turno das eleições municipais, os candidatos do PT receberam a maior quantidade de votos.

Fonte: Jornal O Dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tire também a sua dúvida: Fluzão ou Flusão?

Nova Iguaçu: Decreto divulga a relação das 25 escolas em local de "difícil acesso". Professores terão adicional de 20% no salário

Colégio Estadual muda de nome em Nova Iguaçu: antigo Costa e Silva agora é Abdias Nascimento. Saiba um pouco dessa história.