Violência sexual: Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis detém 11% dos registros de estupro de todo o Estado
O Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgou esta semana uma estatística nada digna para a Baixada Fluminense, sobretudo para Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. Segundo a pesquisa, estas três cidades, que tem cerca de 589 km2 e perto de 1 milhão e 200 mil habitantes, foram recordistas em registros de estupros no ano passado. Se comparados com 2010, os três municípios registram aumento de 19% em 2011, enquanto o número de registro no estado teve aumento de 3%. Embora exista três Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher na região, o que facilita o registro do caso, fica evidente a situação de calamidade da política de segurança pública na Baixada. "O baixo efetivo de policiais nos batalhões e delegacias da região dá a sensação de impunidade. Parece que o povo não tem com quem contar. Daí o aumento de variadas modalidades de crimes na região", afirma o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), membro da Comissão de Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Câmara Municipal.
A pesquisa também revela que o alvo preferido dos criminosos são mulheres e menores de idade. Entre as crianças e adolescentes, 80,5% eram meninas e a maior parte dos agressores eram pessoas do convívio familiar das vítimas. De acordo com o ISP, os agressores são homens entre 17 e 65 anos.
Na opinião da professora Jaqueline Lopes, na maioria dos casos, quem estupra quer mostrar poder em relação à vítima. "A criança deve ser estimulada a contar sobre o abuso para alguém de confiança dela. Se o agressor estiver dentro da família, o apoio da mãe é fundamental. E ela deve procurar ajuda da polícia para afastar o agressor do lar, do ambiente de convívio", orienta ela, que também é sexóloga e leciona psicologia forense na Pós-Graduação em Direito Especial da Criança e do Adolescente na Uerj.
Fonte de pesquisa: ISP e Jornal O Dia
Parabéns pela excelente matéria.
ResponderExcluirA cidade de Nova Iguaçu, acaba de perde uma nova delegacia por falta de interesses das autoridades que hoje governam está cidade. Eles, não estão interessados com a segurança dos cidadãos de Nova Iguaçu. Só temos que lamentar, e esperar dias melhores após o mês de janeiro de 2013
solicito autorização para republicar sua materia nos blogs do jayme lima, giamonami e urgviladecava-bairrosantarita.blogspot.com
ResponderExcluirNA URG VILA DE CAVA OCORRE ESTE TIPO DE CRIME CONTRA AS MULHERES, E SÃO SEGUIDOS DE MORTE.
Ok Jayme. Pode publicar. Obrigado pelo comentário. Um abraço.
Excluirparabéns vereador temos que dizer não a este crime
ResponderExcluirpara isto implantar projetos para cora-jar a população a denunciar este crime
Valeu Buldog. Um abraço. Vamos juntos nessa luta contra os crimes e abusos sexuais.
Excluir