Debate: A escola está sozinha? O papel do professor, da sociedade e da família no processo educacional
O próximo debate promovido pelo vereador Ferreirinha na Câmara Municipal será sobre educação. O tema foi definido após consultar professoras e professores da rede pública de ensino.
Para Ferreirinha, que é presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, os debates tem demonstrado grande capacidade de despertar e enriquecer a compreensão sobre temas relevantes para a sociedade. "Muitas vezes o papel da legislador não é fazer a lei, mas contribuir para a construção de propostas e alternativas, de forma participativa", salientou.
O próximo debate terá o tema:
A escola está sozinha?
O papel do professor, da sociedade e da família no processo educacional
Dia: 10 de novembro - quinta-feira
Horário: 17 horas
Local: Câmara Municipal de Nova Iguaçu - Rua Tertuliano de Melo, 38 - Centro - N.Iguaçu
Objetivo: Discutir os problemas e desafios do processo educacional tendo como principal eixo a percepção ou sentimento de que a escola está sozinha neste processo, sem o apoio da família, da sociedade ou mesmo dos governos. A universalização da escola pública, transformando-a em escola de massas, a crise da organização familiar que trouxe fragilização da função de socialização, transmissão de valores morais, hábitos e atitudes, a dificuldade de implementação de políticas públicas por parte dos governos, um possível isolamentos dos profissionais da educação, motivado pelas inúmeras atividades e as dificuldades de relação entre professores e familiares ou alunos são preocupações para o debate.
Expositores:
Dilceia Quintela – Secretária Municipal de Educação de Nova Iguaçu
Mario Farias – professor da rede municipal de educação de Nova Iguaçu, ex-secretário de educação de Nova Iguaçu
Fátima de Souza – Secretária Municipal de Educação de Mesquita
Geraldo Bastos – Gerente de Pesquisa do Observatório de Assistência Social e Prevenção da Violência - SEMASPVMediador: Vereador Ferreirinha, Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.
Sou professrora da Rede e considero um tema extremamente relevante discuti-lo, diante de uma sociedade que, a cada dia, perde-se em seus papéis diários, sua real identidade; transpondo para a escola funções que extrapolam o seu verdadeiro fazer.
ResponderExcluirSeria interessante uma divulgação ampla acerca desse debate, possibilitando acesso a todos que queiram participar.
Para pensar e se melhorar: "A Paz não deve ser apenas um objetivo, mas também um método. Só os meios pacíficos produzem a paz. Somente pessoas interiormente pacificadas podem ser operadoras efetivas da paz."
ResponderExcluir( Leonardo Boff / Livro: A Oração de São Francisco - Uma mensagem para o mundo atual)
Luiz Carlos Fernandes