Ministério da Cultura abre consulta pública para o Plano Nacional de Cultura
A ministra Ana de Hollanda abriu consulta pública para o Plano Nacional de Cultura (PNC), em cerimônia no último dia 21 de setembro durante a 15ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Cultura e contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad.
O objetivo da consulta, que ficará aberta até o dia 20 de outubro, é receber contribuições da sociedade civil e de gestores públicos para a elaboração das metas, até 2020, que nortearão as políticas públicas no setor cultural. São 48 metas, construídas sobre as 275 ações do PNC.
O Plano Nacional de Cultura foi instituído pela Lei nº 12.343/2010 e apresenta um conjunto de diretrizes, estratégias e ações que devem nortear as políticas culturais dos próximos dez anos do governo federal, dos estados e municípios, articulados por meio do Sistema Nacional de Cultura.
O PNC tem como metas propostas: Reconhecimento e promoção da diversidade cultural; criação, fruição, difusão, circulação e consumo; educação e produção de conhecimento; ampliação e qualificação de espaços culturais; fortalecimento institucional e articulação federativa; participação social; desenvolvimento sustentável da cultura; mecanismos de fomento e financiamento; e políticas setoriais.
Comentários
Postar um comentário